quinta-feira, 23 de julho de 2015

NR13 - Caldeiras e Vasos de Pressão

A NR13 foi criada para melhorar a segurança de trabalhadores que trabalhassem direta ou indiretamente com caldeiras ou vasos de Pressão, ela estabelece quesitos técnicos de manutenção, instalação e funcionamento correto para o funcionamento seguro desses equipamentos.



Fig 1 - Caldeira em planta Industrial.

Fig 2: Vaso de Pressão em planta industrial

A partir de NR13 a definição de Caldeira (Fig. 1) dita como: "Caldeiras a vapor são equipamentos destinados a produzir e acumular vapor sob pressão superior à atmosférica, utilizando qualquer fonte de energia, excetuando-se os refervedores e equipamentos similares utilizados em unidades de processo" enquanto que pela mesma norma os Vasos de pressão são definidos como "Vasos de pressão são equipamentos que contêm fluidos sob pressão interna ou externa"

Em relação a todas normas é importante que o leitor compreenda que para que a norma possa atingir seu objetivo (dizimar os acidentes e danos a saúde do trabalhador) existe um planejamento desde o projeto que determina como devem ser os parâmetros para podermos instalar determinado objeto (no caso da NR13 - Caldeiras e Vasos de Pressão), conjuntamente com o fabricante que deve seguir as especificações, os responsáveis pela instalação no local de funcionamento para verificar se está tudo acontecendo como deveria, os trabalhadores que após devidamente capacitados devem preocupar-se em seguir as regras e notificar qualquer obervação que possa acarretar perigo a superiores.

A respeito dessa norma algumas coisas são importantes serem discutidas.

Qual a importância de estudar essa norma?
Atualmente existe um grande número de Caldeiras e Vasos de Pressão e eles são bem complexos, podendo causar graves acidentes a inspeção e manutenção desses equipamentos são indispensáveis e obrigatórias, a norma regulamentariza as condições que asseguram ao trabalhador uma melhor condição de trabalho. De alta periculosidade, o trabalho com caldeiras e vasos de pressão deve ser realizado com atenção e segurança.


Riscos Envolvidos?
Acidentes como explosão da caldeira são mais comuns do que o imaginado, um exemplo foi a caldeira da Exxon Mobil que envolveu a explosão da câmara de combustão durante a operação da caldeira. (fig 3; fig 4)

Fig 3 - Acidente
Fig 4 - Acidente 

Quais são os requisitos a serem seguidos para segurança?

A NR13 (que pode ser lido na integra no seguinte link: NR13) determina quais quesitos devem ser seguidos e iremos discutir os pontos principais a seguir.

É importante lembrar que a leitura e estudo da norma é impressindível, sendo esse apenas um comentário geral e abordagem de alguns pontos.


______________________________________

Como Regras Gerais temos relacionadas a Caldeira:


1. Éimportante  estar trabalhando na sua PMTA (Pressão Máxima de Trabalho Admissível) que pode ser cálculada como descrita na norma NR13

2. É importante inicialmente detectemos que todos os itens constituentes da caldeira em perfeito estado de funcionamento são esses: Valvulas de segurança, instrumento que indica pressão, injetor, sistema de drenagem de água rápido , controle de nível de água.
3. Deve estar devidamente indentificada com itens como fabricante, modo de funcionamento e especificações tecnicas.
4.  Toda sua documentação deve estar atualizada em seu estabelecimento de operação.
5. Caso vendida, seus documento deverão segui-la, caso ocorra algum incidente deverá ser devidamente notificado.
6. Em caso de ser considerada inadequada o Registro de Segurança deve conter a informação e receber encerramento formal.


Para os propósitos da NR13 as caldeiras são classificadas em 3 categorias a partir de sua pressão de trabalho, são elas:
  • Caldeiras da categoria “A” são aquelas cuja pressão de operação é igual ou superior a 1960 kPa (19,98 kgf/cm2).
  • Caldeiras categoria “C” são aquelas cuja pressão de operação é igual ou inferior a 588 kPa (5,99 kgf/cm2) e o volume é igual ou inferior a 100 litros.
  •  Caldeiras categoria “B” são todas aquelas que não se enquadram nas categorias anteriores.

As mesmas regras gerais se aplicam a Vasos de Presão

Pelos Vasos de pressão estarem sempre submetido a pressão interna e externa é importante salientar a importância do seguimento correto das normas estabelecidas, pois mesmo os vasos que operam com vácuo estão submetidos a pressões, pois não existe condição ideal. 
É importante salientar também que a instalação de ambos (Caldeiras e Vasos de Pressão) devem ser feitos de forma que todos os drenos, repiros, indicadores de nível, pressão e temperatura quando existentes estejam de fácil acesso. 


Um planejamento adequado, respeito e aplicação correta das normas e uma equipe capacitada comprometida com a proteção individual e coletiva, são capazes de reduzir em muito os acidentes de trabalho envolvendo caldeiras e vasos de pressão.  
______________________________________

Dados do autor: Luzia Romero Acosta Teixeira 

Estudante de Engenharia Mecânica da faculdade Senai Cimatec