sexta-feira, 17 de julho de 2015

Segurança em instalações e serviços elétricos


A segurança do trabalhador sempre foi algo de importância para a sociedade, já que com a saúde e segurança em dia, o trabalhador pode trabalhar confiante, e cumprir com suas atividades conforme o solicitado por uma empresa ou pela população. 

Portanto existe uma norma que defende a segurança do trabalhador ao operar serviços elétricos, que no caso é a NR 10, onde esta norma solicita requisitos mínimos de serviço, requisitos para prestação da atividade assegurando a segurança e a saúde do operário. Esta norma se estende aos objetivos que ela possui, as suas medidas de controle, segurança em operação, montagem, manutenção, segurança em instalações de alta tensão, ou instalações elétricas energizadas, entre outros. Portanto o intuito desta norma é proteger o trabalhador, instruindo o mesmo a metodologia para fazer serviços em redes elétricas. 

Além da criação de normas e leis para proteger o trabalhador, deve-se haver um considerável investimento do empresário ou do governo para desenvolver redes elétricas mais seguras, além de instruir a população e os trabalhadores sobre os riscos que este tipo de instalação traz. Para os trabalhadores deve ser dada a capacitação necessária para o mesmo poder operar com segurança essas instalações. 

A seguir apresentaremos alguns dados retirados da síntese do relatório feito pela IEEE do ano de 2002, feito pela empresa Eletrobras : 


Estes dados são de 69 empresas do estado de São Paulo, e demonstram a diminuição dos indices de acidentados com afastamento, sem afastamento, do número total de acidentes. Mas nessa época ainda não haviam implementado a NR 10. A norma NR 10 foi implementada no ano de 2004, e sua efetividade foi tamanha que analisando do ano de 1999 até o ano de 2007 a taxa de gravidade caiu de 903 para 538, segundo o COGE. 

Portanto, percebe-se a importância dos investimentos em segurança do trabalhador, protegendo-o contra possíveis riscos, com a implementação de leis, regras e normas, assim possibilitando maior desenvolvimento da nossa nação. 

Dados do autor: 

Marcelo Cabral Liberato de Mattos Filho 
Estudante de engenharia mecânica da faculdade Senai Cimatec