quinta-feira, 30 de julho de 2015

Mortes por choque elétrico no Brasil

            Mortes por choque elétrico no Brasil


Seguindo a linha de postagens, fiz uma breve pesquisa sobre a quantidade de mortes registradas, desde 2008 pela Abracopel ( Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade ), os quais montaram o gráfico a seguir.








Como é possível observar, o numero de mortes se manteve estável ate 2012, porém em 2013 e 2014 esse número dobrou. Segundo o engenheiro responsável esse aumento absurdo advêm da falta de fiscalização. " O fato da norma não ser lei é um dos principais problemas que enfrentamos,se todas instalações elétricas seguissem as principais normas, como a NBR5410, os acidentes com eletricidade seriam muito menores que os valores apresentados a cima." Diz Edson martinho.

É citado também que acidentes elétricos são as principais causas de incêndio, ou seja, esses acidentes dão inicio ao fogo, o que também soma números na tabela a cima.

Sendo assim, é possível perceber que no nosso pais, por mais que existam as Normas regulamentadoras, ainda é muito falho a fiscalização, e também a disseminação dessas Normas para os funcionários.


Dados do autor: Caio Kraychete da Silveira Martin.
Graduando em Engenharia Mecânica

Referencias: Saladaeletrica.com
Acesso em: 30/07/15 às 18:23